Come-se bem no Peru. Um fato. Misturas inusitadas. Pratos com lindos acabamentos. Até nos lugares que em outras cidades apenas florescem os “pega-turistas”, por aqui se ve um serviço correto e um montão de locais misturados com estrangeiros dos mais diferentes cantos deste mundão.
Bem diante da praça mais transitada de Cusco, de frente para sua catedral, encontramos um destes lugares atípicos, até mesmo no nome: Trotamundos. Que na Espanha é sinônimo de editora de guias para aventureiros, por aquelas bandas é uma lanchonete esperta, que até o famoso sinal wi-fi oferece grátis para seus frequentadores. Sem contar, que quando o sol se põe, das janelas se vislumbra toda a super catedral cusqueña iluminada. Mas o que cautiva definitivamente, é que serve comida comida reconfortante, típica de lanchonente, num ambiente o mais distante deste conceito. À noite, come-se quase à luz de velas.
É barato, tanto pelo que oferece, como pelo lugar em que se encontra. Estávamos em umas 7 ou 8 pessoas, e gastamos 87 nuevos soles (uns 60 reais). O que mais me surpreendeu, o sanduíche que levava pedaços de abacate. Na verdade, quase um abacate inteiro. Mas devo dizer que o abacate é diferente do que estamos acostumados no sul do Brasil, é bem menos doce. Nem dá para comer amassado com açucar É como o abacate que se come aqui na Espanha.
Olha que coisa mais triste, a Clarissa do Viagem e Viagens acaba de me avisar por Twitter (15/09/2013) diretamente de Cusco, que o Trotamundos fechou há uns 3 meses
Outro que provei foi o Chicha, uma das marcas levadas pelo chef Gastón Acurio. Fui bem cedo porque ia participar de um tour, e consegui uma mesa sem reserva. Mas para jantar, recomendo reservar.
Próximo da catedral, e diante de uma outra praça, a do Recocijo. Instalado na parte de cima de uma “casona” tradicional. O lugar é chique sem ser esnobe. Dois ambientes distintos. Cada um deles, dominado por um bar. De entrada servem pãezinhos quentinhos, com uma manteiga de ervas e um molhinho delicioso. Aliás, não cobram por este couvert.
A carta tem várias delícias, eu a “louca do nhoqui”, não resisti. Mas acho que meu pedido foi “meia boca”. Os nhoquis eram feitos com uma batata chamada compis e recheados de pesto, estavam gostosos, mas eram bem pesadinhos. Na saída, umas bolachinhas recheadas, amodo de macarrons, que estavam para comer de joelhos, e que também não cobraram. Para beber, o tradicional suco de tumbo. A relação custo x benefício não podia ser melhor, gastei 35 nuevos soles (uns 24 reais).
Para ver mais opções de lugares para comer em Cusco, visite o blog Sundaycooks da Nat e do Fred – Dicas de restaurantes em Cusco: Dicas para rechear seu roteiro
E você, recomenda algum restaurante, café ou algo do gênero em Cusco?
Trotamundos
Portal Comercio 177 – 2º. Andar – Plaza de Armas
Chicha
Plaza Regocijo 261, 2do. nivel
Cuzco – Perú
Tel.: (51) (84) 240520
http://www.chicha.com.pe/
Posts relacionados:
Boleto turístico de Cusco
Como é o Tour do Vale Sagrado Inca
Hotel Boutique em Cusco – Maytaq